Quando o assunto é publicidade e propaganda, um nome em particular costuma surgir de imediato na mente dos brasileiros: Washington Olivetto.

Empreendedor e uma das mentes mais criativas das últimas décadas, ele alavancou negócios de diversas empresas com a criação de peças publicitárias memoráveis.

Os seus esforços, aliás, foram responsáveis por colocar o mercado publicitário nacional em um novo patamar. Como resultado, sua carreira adquiriu reputação internacional, o que lhe rendeu uma vida recheada de conquistas.

Para ilustrar melhor a genialidade dessa emblemática personalidade, portanto, relembramos aqui algumas de suas criações mais memoráveis.

O Garoto Bombril

A criação do Garoto Bombril e os inúmeros comerciais atrelados a este personagem, sem dúvida foi um marco na vida de Washington Olivetto.

A escolha por uma figura carismática e articulada como Carlos Moreno foi pontual e acertada. Isso ajudou a colocar a Bombril no topo entre as produtoras de lã de aço.

A campanha foi tão bem-sucedida que, o Garoto Bombril, de Carlos Moreno, entrou para o Guinness Book. O motivo? Foi o segundo ator que mais atuou em série de comerciais de uma mesma marca.

O Unibanco e os casais

Outro trabalho que mostrou a essência criativa de Washington Olivetto foi a série de comerciais do Unibanco com diferentes casais.

Nesse caso em particular, a inspiração do publicitário provavelmente veio de peças bem-sucedidas em outros países. Isso porque apresentou um bom humor bastante característico das Sitcoms norte-americanas.

Para essas campanhas do banco, Olivetto idealizou pelo menos 80 peças ao todo. A série teve fim há exatos 15 anos, mas até hoje está presente na mente dos brasileiros.

Um dos exemplos mais marcantes foi a que contou com a participação de Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães em um bar.

Hitler – Folha de São Paulo

Comercial eleito um dos 100 melhores comerciais de todos os tempos, com estética semelhante à campanha “Homem de Quarenta Anos”, também de Olivetto.

O primeiro sutiã a gente nunca esquece

Aqui o emblemático publicitário demonstrou muita sensibilidade ao abordar a transição da infância para a adolescência. O comercial de sutiã Valisére, conseguiu ao mesmo tempo transmitir a mensagem da marca e criar empatia com o público feminino.

Na peça exibida há mais de duas décadas, a câmera mostra uma garota que se mostra triste na escola por ser a única da classe que não tem sutiã.

Ao chegar em casa, porém, a surpresa. Ela se depara com uma caixa em cima de sua cama e ao abri-la descobre que ganhou o primeiro sutiã.

O cachorrinho COFAP

Por fim temos aqui o comercial dos anos 90 que não só popularizou uma marca, como também uma raça de cachorro. Não por acaso, a peça figura até hoje a lista das mais importantes criações de Washington Olivetto.

Estamos falando aqui da publicidade criada para a COFAP, marca de peças automotivas. A ideia do publicitário em colocar um cachorrinho da raça Dachshund como protagonista acertou em cheio o público-alvo.

O simpático cãozinho aparecia nos comerciais em uma série de situações inusitadas. A lista incluía até mesmo a sua presença disfarçado de cego e pedindo esmola para consertar peças de seu carro familiar.

O sucesso da campanha foi tamanho, que não só a marca fez sucesso como também a raça do cachorro. A prova disso foi o grande crescimento na busca por pets Dachshund.

Um detalhe interessante sobre esse ponto, é que a raça até hoje é conhecida por muitos como COFAP, que era a marca representada por ele nos comerciais.

Conteúdo Autoral Seven Crowdlearning.

 

[divider width=”full”]

 

Washington Olivetto estará em Vila Velha (ES) em setembro.

Clique aqui e garanta seu lugar neste encontro único que acontecerá no dia 13 de setembro, às 20h, na Área de Eventos Shopping Vila Velha.

 

próximo
Dicas para um bom Marketing Pessoal
Comments are closed.