Sabe aqueles insights que você teve quando estava no transporte público indo para o trabalho? E aquele outro que teve enquanto tomava banho? Eles ainda estavam lá quando você enfim teve mais tempo para pensar neles?

Se a resposta foi não, saiba que você não está sozinho. Existe um grande grupo de pessoas que se depara com essa situação diariamente. Infelizmente o sentimento de frustração é inevitável nesses momentos.

A boa notícia, porém, é que existe uma série de práticas que pode evitar que boas ideias se percam ou caiam no esquecimento. Para comprovar isso, portanto, preparamos aqui uma lista de dicas fundamentais dentro desse processo de prevenir a perda de insights. Siga conosco e confira!

Bloco de anotação

Andar com um bloco de anotação no bolso parece algo absolutamente retrô, certo? Mas a verdade é que uma caneta e um bloco desse tendem a ser grandes aliados quando aquele insights aparece.

Não tenha vergonha de parar uma conversa para fazer uma anotação. Grandes ideias não escolhem hora e nem lugar para surgirem na mente. Se a ideia de ter um bloco físico não te agrada, considere baixar um aplicativo do gênero no celular.

Agenda

Procure ter uma agenda detalhada das coisas que vai fazer e o prazo de entrega. Dessa forma poderá organizar melhor seu tempo, o tipo de trabalho que executará e quando ele deve ser executado.

Dentro desse cronograma, você pode estipular também um curto período de tempo para anotar ideias que teve ao longo do dia.

Mapas Mentais

Além de anotar suas ideias para não esquecer, é importante também manter um mapa mental. Ele ajuda alinhar os pensamentos, dessa forma você terá uma concepção mais visual de sua ideia e poderá traçar metas para executá-la.

Quadro Branco

Escreva em um quadro branco as suas metas a serem cumpridas no mês. Assim que for cumprindo vá colocando um OK na frente.

Ver esse quadro diariamente irá te ajudar a chegar mais perto de seus objetivos e metas, e também vai te lembrar qual o próximo passo a seguir.

Notas à prova d’água

Para muitos, isso pode até parecer uma piada, mas lembra que falamos na introdução sobre os insights no banho? Pois é, isso é mais comum do que você imagina. Durante um banho relaxante muitas ideias podem surgir do nada.

Para não sair imediatamente do banheiro à procura de algo para anotar, considere manter algumas notas à prova d’água no banheiro. Isso evita que suas ideias terminem no ralo.

Notas auto adesivas

As notas auto adesivas são ótimas para fazer lembrar de compromissos. Para lembrete de uma ideia, porém, essa pode não ser a melhor solução, pois essas notas descolam com facilidade.

Se não tiver outra opção no momento, contudo, elas podem ser úteis, mas cuidado com o lugar onde elas serão fixadas.

Improvise

Pegando carona no que falamos acima, quando os insights surgirem e você não tiver onde anotar, improvise. Peça um pedaço de papel ao garçom, use um guardanapo ou peça a um estranho um papel qualquer, o importante é não perder a sua ideia novamente.

Conteúdo Autoral Seven Crowdlearning.

 

[divider width=”full”]

 

Washington Olivetto estará em Vila Velha (ES) em setembro.

Clique aqui e garanta seu lugar neste encontro único que acontecerá no dia 13 de setembro, às 20h, na Área de Eventos Shopping Vila Velha.

 

Write a response … Close responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também: